segunda-feira, 22 de setembro de 2008


PROJETO LEITURA
Adriana G. Bordinhon
Dinamar Patzlaff
Luciane Rauber
Vera Torres Dos Reis


1 – INTRODUÇÃO

Para a formação de leitores é importante a interação do professor com os alunos.
Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, melhorar a vida, ou para aprender a escrever.
A escola deve abrir possibilidades de convívio com os livros e deve ultrapassar as paredes da sala de aula e os procedimentos sistemáticos da escolarização.
A criança, quando lê ou ouve uma história, tem lazer, informação. Consegue imaginar situações, tem condições de desenvolver sua capacidade de criação, porque as histórias permitem o uso da fantasia


2– TAREFA

As etapas do trabalho consiste em:
1. Escolha de uma obra por parte da turma para leitura;
2. Após a interação com a obra, organizar dramatizações;
3. Concurso para os leitores;
4. Organização da biblioteca;
5. Melhorar o acervo literário.


3 – PROCESSO

- Apresentação do projeto aos alunos
- Escolha pelos alunos e professor do livro que a maioria ainda não conheça, pois, sendo uma novidade criará um clima de suspense.
- Leitura coletiva do livro, sendo que cada dia de aula será lido um capítulo do livro.
- Divisão da turma em três grupos para organização das dramatizações;
- Com auxílio dos familiares, cada grupo organizará a dramatização, distribuindo para cada personagem os textos e em grupo criar o cenário necessário;
- Apresentação das dramatizações para toda a escola por ocasião da Hora Cívica;
- Tornar o ambiente da biblioteca um espaço mais decorado e melhorar a distribuição dos livros nas prateleiras tornando-os mais acessíveis;
- Organizar com todas as turmas da escola a solicitação de doação de livros de literatura infantil e infanto-juvenil;
- Por meio de painéis na sala, organizar os registros dos livros que os alunos mais lêem dentro e fora da escola.
- Enquete no blog da escola, levantando o tema para que toda a comunidade participe: “Quais livros você já leu e adorou?”


4 – FONTES DE INFORMAÇÃO

http://www.graudez.com.br/litinf/
http://www.despertardavida.hpg.ig.com.br/infantil.html
web.educom.pt/pr1305/lp3.html
http://deise.info/?cat=27
http://www.contos.poesias.nom.br/historiasinfantis/historiasinfantis.htm
http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/index.asp
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EDT0-10535,00.html
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EDT0-10534,00.html
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EDT0-10526,00.html
http://www.metaforas.com.br/


5 – AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através de um processo contínuo, levando em consideração tudo que o participante efetivamente realizar. Além da interiorização dos conceitos básicos, será introduzida a auto-avaliação.
Também será observada a evolução das leituras feitas pelos alunos e os eventos continuamente registrados através de fotografias.


6 – CONCLUSÃO

Para se ensinar a ler, precisa-se gostar de ler, ser bons leitores. Para ser bons leitores, é necessário ter familiaridade com grande número de textos. Assim como o cidadão, para exercer plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da linguagem literária, tornar-se seu usuário. Espera-se a mudança de atitude e que todos os alunos sintam gosto pelo ato de ler.

7 - CRÉDITOS
http://eb23vpa_biblioteca.blogs.sapo.pt/9167.html
dici.ibict.br/archive/00001095/01/aimportanciadaleitura.pdf

Nenhum comentário: